A mineralogia é a ciência que se dedica ao estudo de minerais em diversos aspectos: sua estrutura química molecular, as propriedades físicas e também ópticas, a sua gênese, o seu metamorfismo e a sua meteorização.

Como surgiu a mineralogia?

Antes mesmo do Brasil ser colonizado, os índios já trabalhavam com minerais. As pedras eram utilizadas para fabricar armas e outros instrumentos necessários para a sobrevivência.

Com o passar do tempo, os indígenas também passaram a usar as pedras para confeccionar adornos e fazer a prática de rituais religiosos. Com a chegada dos portugueses ao Brasil, foram descobertas muitas pedras e metais preciosos.

O primeiro mineralogista do nosso país foi José Bonifácio, mais conhecido pela sua representação política, mas seu passatempo era a prática de mineralogia. Desde o período colonial até os dias de hoje surgiram muitos outros mineralogistas, agregando ainda mais estudos sobre pedras preciosas no Brasil.

Atualmente já são mais de 50 descobertas de minerais em terras brasileiras. Fora do Brasil, um grande ícone, considerado o pai da mineralogia, foi o cientista e humanista Georg Bauer.

Qual a importância da mineralogia?

A mineralogia é uma ótima maneira de retirar recursos naturais do meio ambiente sem danificá-lo, além disso é possível otimizar o uso dessas pedras, e com isso, gerar mais lucros para a empresa em todas as etapas na produção de joias.

Com a mineralogia também é possível saber o real valor econômico do material que você tem e qual é a demanda de mercado para esse tipo de pedra. Assim você consegue saber qual o tipo de produto que o seu consumidor mais gosta

Gostou de saber mais sobre a mineralogia? Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário pra gente!