A prata é, juntamente com o ouro, um metal precioso usado por homens e mulheres desde a antiguidade e permanece até hoje pelo seu valor e beleza que proporciona nas joias e semijoias.

Em meio a várias ideias e gostos que se diferem, também é da mesma forma no ramo da prata. O que ocorre é que muitos desinformados deste mineral consideram as joias em prata como bijuterias, o que é um grande erro.

A prata pura ou também chamada prata fina, possui o teor de pureza igual a 1000 e não se usa na fabricação de joias, a não ser em casos especiais como filigrana. As peças feitas com prata 1000 tem um grau de dureza muito baixo e se arranham ou se machucam facilmente.

teste-anelok

Dentro deste nível de pureza, a prata possui algumas graduações e as mais usadas são:

Prata 950 – contém 5% de cobre. Apresenta alto brilho e ótimo grau de dureza. É a ideal para a fabricação de joias artesanais.

Prata 925 – Contém de 7,5% até 8 % de liga de cobre.


Prata 90 ou 900 – é a de menor valor. Depois de fundida, em altas temperaturas, é usada para banhar objetos de latão, de cobre, de ferro e de estanho, entre outros metais.

Mas afinal como é feita a prata envelhecida?

Captura de Tela 2017-05-22 às 11.18.26

Então vamos lá, na prata normal polida é dado ênfase ao polimento total à joia, sendo assim que muitos optam pela compra de prata com banho natural com prata 1000, que mantém a cor original, ou mesmo o banho de ródio que dá um tom mais elegante para estas peças.

Já nas joias de prata envelhecida, no momento do polimento, é mergulhada em uma solução química que oxida a superfície da joia deixando-a totalmente preta (envelhecida), a partir daí o acabamento são direcionadas as partes que dão a esta joia um “ar envelhecido” ficando assim o fundo escuro e as partes salientes polidas.

Este método de envelhecimento é usado em todas as joias de prata, anéis, brincos, pulseira, corrente e pingentes.

Salientamos que apesar dos tons escuro da prata, esta continua sendo prata com a mesma qualidade a qual foi fabricada. Por isso, aproveite sempre e faça a melhor escolha, pois ao cuidar bem de sua joia de prata, ela te acompanhará por muito tempo.