A formatura está se aproximando e você ainda não encontrou um anel legal? Não sabe qual é a pedra certa para seu curso ou qual formato combina mais na sua mão? Vamos ajudar você. Confira!

A formatura é o momento mais esperado pelos universitários, e o anel de formatura acaba tornando-se um ícone para ser sempre lembrado.

  • Um pouco mais sobre a história do anel

Anéis são símbolo de poder, hierarquia, união e força, desde os tempos mais antigos. O anel no Egito foi símbolo para a vida eterna e na Roma servia como uma amuleto que traria vitória aos soldados perante a guerra.

O anel de formatura surgiu representando um “rito de passagem”, como se fosse o término de algo necessário para um novo começo. A tradição iniciou em 1835, por um grupo de alunos nos Estados Unidos. Eles buscavam algo que marcasse esse momento tão especial  e que também representasse o grupo. A partir daí, a escola resolveu adotar essa tradição.

  • Simbolismo

De modo geral, os anéis simbolizam compromissos duradouros. Sua forma circular está associada a perfeição e o fato dele ter um “buraco” simboliza o lugar por onde passam as energias celestes.

Para a formatura é um modo de manter a memória dos esforços realizados durante todo aquele período de estudo, além disso, é uma forma de relembrar tudo o que foi aprendido e contribuir para evolução pessoal e profissional.

  • Uma pedra para cada curso

Utilizado no dedo anular da mão esquerda, o anel de formatura é reconhecido através da sua lateral junto ao emblema do curso e a pedra que possui uma coloração específica da área de formação.

Como cada pedra é associada a um curso em específico, é preciso ter a certeza que está escolhendo a correta na hora da compra.

  • Formato da mão

Para quem tem dedos finos e longos deve optar por anéis mais grossos e horizontais, já para quem tem os dedos grossos e curtos, deve-se preferir os anéis verticais para alongar os dedos.

Mãos largas pedem anéis grandes e proporcionais para não se perderem entre os dedos, e para quem tem mãos pequenas pode se usar anéis fininhos.

Gostaram das nossas dicas? Se você é um formando ou quer presentear um, pense na possibilidade de presenteá-lo nessa fase tão importante com um anel de formatura!