Muitos se encantam com a beleza das gemas, pedras preciosas e semi preciosas, mas poucos sabem o que as diferencia.

E você? Sabe o que é um mineral, um cristal e uma gema? Sabe o que distingue uma rocha de um mineral? Para esclarecer estas e outras dúvidas, criamos este artigo.

“Os minerais são os “tijolos” que constituem as rochas”¹. Um mineral é uma substância sólida. Salvo raras excepções², os minerais são produzidos por um processo não orgânico (ou seja não é feito dentro de um organismo vivo).

pedras 3

Um mineral:

É uma substância fabricada por um ou diversos processos naturais tais como:

– arrefecimento do magma sob a terra

– precipitação (chuva)

– condensação (evaporação no ar)

– acumulação de camadas de sedimentos

– fusão

– forte pressão a altas temperaturas, entre outras.

E estes processos naturais podem demorar milhões de anos a decorrer.

A fórmula química de um mineral é precisa e fixa. Um mineral é um composto constituído por moléculas dispostas em formações repetitivas criando assim padrões. Os padrões mais comuns são os seguintes: cúbico, tetragonal, hexagonal, monoclínico, ortorrômbico, romboédrico e triclínico.

Um cristal:

Um cristal é  um subgrupo, bem particular, dos minerais. As características específicas dos cristais diferenciam-nos, por completo, dos restantes minerais. Por isso, um cristal é sempre um mineral, mas nem todos os minerais são cristais.

A razão dos cristais pertencerem a um subgrupo bem distinto dos minerais deve-se que, os cristais têm uma estrutura bem ordenada (estrutura atómica que forma um padrão bem organizado e harmonioso).

Desta organização atómica regular, vai decorrer que as faces dos cristais são planas e a junção dessas faces acontece sempre em ângulos regulares. Resulta daqui que um cristal é um mineral transparente e com elevado grau de dureza.

Uma gema:

O termo gema inclui qualquer mineral, ou rocha, ou substância orgânica (exemplo: pérola, azeviche, âmbar, coral) que seja:

1º de aparência atraente, nomeadamente pela sua cor,

2º pouco alterável

3º suficientemente sólido para resistir a manipulações e uso diário sem riscar, nem se estragar

A gema pode ser natural, tratada ou sintética (fabricada artificialmente pelo homem ou parcialmente forçado pelo homem).

Temos também as gemas orgânicas que é uma substância produzida por um processo orgânico, ou seja é feita dentro de um organismo vivo.

No grupo de gemas orgânicas incluem-se: o âmbar, o azeviche, o

coral, a melite, as pérolas.

E aí gostou das informações, veja muitos outros assuntos interessantes em nosso blog: http://belapedra.com.br/blog/