Você sabe como é feita a avaliação de uma pedra preciosa? O que é levado em consideração na hora de colocar o valor? Confira!

  • Corte (Cut)

A lapidação afeta consideravelmente a aparência de uma gema, elas são lapidadas para manter o peso máximo enquanto exibe seu brilho e coloração. Cada gema é analisada individualmente para receber um corte perfeito.

As gemas coloridas podem ser lapidadas em vários estilos e formatos, se você observar bem, ela deve apresentar uma refração consistente de luz em toda a sua superfície.

  • Cor (color)

A cor é a característica que mais define a gema. A maioria das gemas apresentam cores variadas, enquanto outras possuem uma paleta mais restrita. Elas são avaliadas da seguinte maneira: Matriz (coloração primária da gema), Tom (grau de luminosidade) e Saturação (pureza)

  • Pureza (Clarity)

Algumas gemas contém as chamadas inclusões, que podem ter surgido tanto no processo de cristalização, quanto no processo de polimento. Essas inclusões não diminuem a beleza da pedra.

  • Peso (Carat)

A unidade de medida que é utilizada para pesar as pedras preciosas é o quilate. Um quilate é igual a 200 miligramas ou 0,20 gramas. Também são feitas as medidas das gemas em milímetros.

Esses são os quatro pontos que devem ser avaliados na hora de discutir o preço de uma gema. Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro do mundo das jóias!