A joalheria tem passado por constantes processos de modernização, especialmente no design, uso de gemas e processos técnicos. Algo que se destaca muito dentre estes quesitos são os tipos de acabamentos utilizados nas peças.

Os profissionais deste segmento vem trazendo novas técnicas para tornar o trabalho cada vez mais bonito esteticamente e mais sofisticado também, dando diferentes e únicas personalidades para cada joia.

Quer conhecer um pouco mais sobre alguns tipos de acabamentos? Confira!

Polido: Este acabamento é comum em alianças, obtido através do polimento com escovas, é um dos mais tradicionais na joalheria.

Escovado: É obtido através da utilização de escovas abrasivas, podendo existir dois tipos, o diamantado (utiliza-se uma ferramenta com ponta de diamante que corta o metal e deixa a peça com aparência semelhante ao de uma superfície cravejada de diamantes) e com brilho (utiliza-se escovas com cerdas de aço que provocam ranhuras com brilho).

Acetinado: Possui brilho intermediário entre o polido (alto brilho) e o escovado (fosco).

Esmaltado: Este tipo de acabamento consiste em preencher as superfícies vazadas do metal com um tipo de vidro, o esmalte, por meio de fundição. É uma combinação de vidro incolor e óxidos metálicos que quando aquecidos tornam-se líquidos e aderem a superfície do metal.

Craquelado: O metal é trabalhado de forma irregular, montada em degraus com uma sobreposição de pedaços de tamanhos diferenciados, dando a superfície a aparência de pequenas rachaduras.

Martelado: Utiliza-se um martelo pequeno para que com marteladas sutis, feitas com homogeneidade para que a peça tenha um aspecto de puro luxo.

Oxidado: Consiste na utilização de produtos químicos ou naturais que exercem reações na superfície dos metais, dando-lhes uma tonalidade diferente.

Filigrana: O resultado é obtido através da torção de fios bem finos de ouro, que são cortados, torcidos, entrelaçados e soldados, produzindo assim delicados e elaborados desenhos.

Então, qual escolher? Esta parte é uma questão de opção pessoal, todos os tipos de acabamentos apresentam belezas notáveis!

Quer ficar por dentro de mais novidades? Continue acompanhando nosso blog!