Quando se trata de joias toda proteção é bem-vinda!

Cada vez mais indicado nas joalherias, o banho de ródio ganhou espaço no mercado.

Mas você sabe, exatamente, o que é?

O ródio é um metal da família da platina, extremamente brilhante e duro. A peça quando imersa na solução aquosa de ácido sulfúrico e sulfato de ródio, recebe uma camada que proporciona a proteção, evitando arranhões e aparecimento de manchas.

Sendo assim o banho de ródio é um acabamento que confere um brilho prateado, a uma camada externa que as joias de prata ou de ouro branco recebem.

A acabamento rodinado oferece a peça mais durabilidade do que uma joia só de ouro ou prata, além de ser capaz de realçar a cor, e dar  brilho à joia.

anelbanhoderódio

Outro processo que está sendo bastante requisitado é o das joias negras, ou, banho de ródio negro, onde um corante preto brilhante, é aplicado junto a esta camada tanto por imersão, quanto por uma aplicação seletiva, escurecendo a peça, e dando um toque de sofisticação.

Este por sua vez, pode ser aplicado em qualquer superfície metálica, corretamente limpa, seja prata, cobre ou paládio. Porém, alguns desses materiais podem demandar uma camada intermediária de níquel ou ouro, para evitar a oxidação na superfície da peça.

rodiopreto

O banho de ródio é um procedimento realizado pela grande maioria dos joalheiros, é importante frisar que esse processo não é eterno, exige constante manutenção, devido a desgastes diários essa camada acaba saindo aos poucos, necessitando um novo banho.

Quando for necessário lembre de solicitar a total remoção da camada anterior, somente assim garantirá total aderência do novo banho.

E aí gostou da idéia? Para proteger e dar mais brilho aquela sua joia preferida já sabe o que fazer.

Investimos na melhor qualidade para suas semi-joias, venha conferir nossos acessórios!